Do que se trata?
Quem quer viver de Arte? é um jogo de tabuleiro que permite que você conheça e use o sistema da arte, seus papéis e organizações a seu favor, acumulando experiência, delineando seu trabalho e recebendo remuneração.
Circule pelo tabuleiro, participando de eventos e organizações, receba remuneração pelo seu trabalho, contratando outros jogadores para traçar seu PAPEL, arrecadar mais anos de Carreira e chegar ao Orçamento para financiar suas jogadas.
Vamos jogar?.
Como jogar?
Como na maioria dos jogos de tabuleiro, os dados são lançados primeiro para ver quem ganha o primeiro turno.
Então você se move pelo tabuleiro de acordo com o resultado dos dados, decidindo se quer participar de uma organização ou evento.
Cada caixa tem uma Carta que explica quais opções você tem, as opções mais comuns são:
- seja pago pelo seu trabalho.
- pagar o custo de qualquer serviço.
- adicionar anos de experiência.
- selecione uma área de especialização.
- contratar outros jogadores.
Simples? Sim, mas as Cartas de Sorte e Dereito podem afetar sua estratégia e seu orçamento. (Você pode até cair em uma crise existencial, como na vida, né?)
Como é composto?
O jogo Quem quer viver de Arte? está composto por:
- um Tabuleiro, com caixas de organização e eventos.
- as Role Cards, com as quais você pode escolher qual perfil você quer jogar.
- o Cartão de Trajetória, para acompanhar sua pontuação.
- 3 baralhos: Cartas de Tabuleiro (26), Cartas de Sorte (20) e Cartas de Direitos (20).
- o Manual do Jogo, que inclui informações sobre as regras, jogadas e tudo o que você precisa para participar.
- O Dinheiro, com o qual você pode comprar, pagar, contratar e financiar sua participação.
Também estão incluídos 2 dados, fichas para marcar o Cartão de Carreira e 8 personagens para avançar no tabuleiro.
Número de participantes: 2 a 8 pessoas. Recomendado: 4 pessoas / Tempo estimado de jogo: entre 1 e 2 horas. Idade +8.
O tabuleiro.
No Tabuleiro de Jogo encontrará caixas de organizações e eventos em que pode participar. Essas caixas são marcadas com a cor da Área de Experiência que elas concedem.
Além disso, existem as caixas de sorte e dereito que são jogados com um cartão, a caixa Aceleração da Trajetória que faz você avançar muito mais rápido e a caixa Crise Existencial, onde você pode visitar ou chegar para um cartão.
Os papéis.
A função que você escolhe no início do jogo é muito importante, depende de qual perfil você deve preencher nas Áreas de Experiência.
Os papeis disponíveis nesta versão são: Artista, Curador o Curadora, Gestor o Gestora, Pesquisador o Pesquisadora, Galerista e Educador o Educadora.
O Cartão da Trajetória.
No Cartão de Trajetória anotarás os teus avanços no perfil da tu papel, utilizando as Áreas de Experiência, anotarás os anos de Trajetória que acumulas em cada volta e também se pertences a uma Associação ou Sindicato de Arte, entre outras coisas.
O Dinheiro.
Com o dinheiro que você recebe como remuneração por seu trabalho em organizações ou participação em eventos, você formará um orçamento para financiar a contratação de outros jogadores, o pagamento de serviços ou impostos, entre outros.
Cartas de Sorte e Direitos.
Essas cartas podem acelerar ou complicar sua estratégia de jogo. Alguns adicionam anos de experiência, outros permitem que você forme uma Associação de Arte e até obtenha uma renda extra pela experiência acumulada.
O Manual do Jogo.
Aqui temos um resumo e descrição dos elementos do jogo, as jogadas que você pode fazer ao participar de uma organização ou evento e como saber quem ou como ganhar o jogo.